Blog da Leardi

Expectativas do mercado imobiliário para 2023

  • 29/12/2022

Segundo especialistas, o ano de 2022 foi bem melhor do que o esperado. Com a pandemia começando a ser controlada, um cenário de guerra, instabilidade geopolítica e muitas outras questões, o mercado saiu superado.

Mas com isso, consequentemente a economia ficou um pouco confusa e impactada em diferentes segmentos de negócios. E ao que tudo indica, o mercado imobiliário deve crescer ainda mais em 2023 devido retorno nos investimentos. Os programas de incentivo à moradia do Governo Federal e obras de infraestrutura prometem fortalecer o cenário, incentivando e aumentando a procura por imóveis.

O preço dos imóveis residenciais deve subir de forma mais moderada, junto com a inflação. “Dificilmente os aumentos de preços de 2022 vão se repetir em 2023. Deve haver algum aumento, mas numa escala menor”, disse o coordenador do curso de negócios imobiliários da Fundação Getulio Vargas (FGV), Alberto Ajzental.

O reflexo dos anos anteriores de pandemia e eventos de 2022, vem com tudo no ano de 2023. Casas e apartamentos maiores, ou com mais cômodos, são a procura de quem passou a trabalhar de forma hibrida ou home office, e está procurando um local apropriado para estabelecer o seu escritório, além de desejar mais conforto para si e a família, nessas condições.

Outro exemplo de reflexo dos anos anteriores no mercado imobiliário, é crescimento das vendas de imóveis maiores ao mesmo tempo em que há o aumento de transações envolvendo estúdios. A questão depende de fatores específicos, incluindo as necessidades dos clientes finais. Dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), baseados nos laudos de avaliação de imóveis novos e usados comercializados com financiamento bancário, mostram alta média de preços de 14,7% nos 12 meses encerrados em outubro, em dez capitais.

Com a troca de governo, há também o peso das incertezas sobre os rumos do País. “O momento é de precaução”, disse Alison Pablo Oliveira, coordenador da pesquisa de preços de imóveis da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). “No frigir dos ovos, a perspectiva é de alguma estabilidade nos preços, em linha com a inflação. Não esperamos um mercado muito pujante. ”

Olhando para o todo, as expectativas do mercado imobiliário para 2023 são positivas. Ainda será um ano de muita instabilidade, a inflação deve começar a ser controlada, as taxas de juros começam a cair lentamente, as incorporadoras retomam o ritmo de crescimento, e o crédito imobiliário tende a voltar a crescer. As projeções são favoráveis, com certeza será uma oportunidade promissora para quem souber aproveitar e investir no setor.


Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram! @paulorobertoleardi 



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail