Em um
mercado na internet cada vez mais competitivo, com centenas ou milhares de
imóveis em sua imobiliária ou ainda centenas de milhares em portais
imobiliários; é cada vez mais e mais importante que seu anúncio seja impecável.
São coisas
que você pode trabalhar na forma de informação em texto ou imagem. Ou seja,
melhorar o imóvel para as fotografias, trazer o máximo de informações sobre o
condomínio, ter uma boa redação para encantar quem visualiza seu anúncio.
Ponto chave ao despertar a atenção do cliente.
Imagine-se vasculhando uma lista com diversos imóveis: o que vai chamar sua
atenção? A foto principal.
Logo, a
foto principal, a primeira a ser vista e que aparece na listagem do resultado
da pesquisa, precisa ser bem escolhida entre as demais. Não necessariamente ela
precisa ser a fachada do prédio ou casa, mas sim a que melhor comunicar a
essência, beleza e diferencial daquele imóvel. Cada caso é um caso (ou cada
casa é uma casa?).
Boa iluminação
não é opcional, não dependa de somente da lâmpada para isto. Se acaso o imóvel
está sem energia elétrica, vá até o imóvel em horário que tenha boa incidência
de luz solar, use flash (sempre com cautela), ou lâmpadas portáteis à bateria.
Ainda na
parte visual do imóvel. Organizar e limpar o ambiente para a foto é outro fator
chave. Se acaso o imóvel esteja habitado, peça licença ao morador para fazer
pequenas organizações.
No caso de
precisar de uma boa faxina ou algo similar, converse com a pessoa e explique a
necessidade disto. Dê um tempo para que faça isto e retorne assim que estiver
tudo certo.
A questão
de ser impessoal é retirar escudos de times, imagens religiosas, bandeiras
políticas, excesso de decoração, etc. Isto para deixar o ambiente mais neutro e
mais fácil para outra pessoa (potencial comprador ou inquilino) possa se
imaginar morando ali – sem esbarrar seu subconsciente em ideologias, gostos e
opiniões contrárias.
Faça um tour pelo imóvel apresentando ele. Pode
ser somente imagem, mas o ideal é você realmente apresentar falando qual cômodo
está, sua área, detalhes do imóvel (como teto em gesso, drywall, água quente
nas torneiras) que não são tão perceptíveis, etc.
Faça isto
com calma, passos leves. Use preferencialmente um estabilizador de câmera para
compensar o impacto dos passos e movimento. Também use microfone apropriado
para captar sua voz com clareza, sem eco (sempre presente em imóveis vazios) ou
sons da rua.
Colete e
informe o máximo possível sobre o imóvel e, se for o caso, condomínio. Além de
você realmente estar expondo o imóvel com o máximo de precisão, também colabora
que os mecanismos de busca encontrem o seu imóvel quando ele corresponder à
pesquisa da pessoa. Logo, se você não informar (não no texto descritivo) que
possui piscina, uma pessoa que por isto procura não encontrará seu imóvel.
Sempre
tenha o máximo de cuidado aqui. Evite erros de gramática e ortografia, revise
sempre. Eles acontecem, nem sempre são percebidos, mas nunca é bom deixar isto
exposto aos clientes.
Encante o
cliente com um bom texto envolvente, que cative a atenção não pelo exagero,
adjetivos e letras maiúsculas. Mas sim pela linguagem natural de quem conta uma
história nos seus detalhes sem deixar-se levar pela prolixidade.
E o mais
importante: seja coerente! A pessoa que vê as fotos não pode chegar na
descrição e se deparar com outra coisa. Pior ainda se ela ver as fotos que
ocultam pontos negativos, a descrição que fala que é tudo lindo e chegar no
imóvel e encontrar muitos defeitos que foram omitidos.
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